escrito

O mundo dos ursos é uma exposição interativa que leva aos shoppings uma imersão no habitat desta família de mamíferos carnívoros de grande porte, conhecidos como ursos e pandas que são  encontrados nos continentes da América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia.

Através de uma experiência de conhecimento e diversão, apresentamos as espécies de ursos e trazemos um enorme brinquedo inflável que apresenta atividades diversas para os pequenos.

A experiência ainda ganha um lado educativo, vinculando através de QR CODE, mais informações e fotos sobre cada espécie de urso.

Uma atração inédita e original pronta para percorrer shoppings em todo o Brasil!


Veja nossa galeria de fotos e vídeos:

Conheça mais sobre as espécies dos ursos

Peso: 5 a 6 kg

Tamanho: 0,70 cm de altura

Alimentação: Ervas suculentas, frutas, bolotas bambus e fungos


Quando pensamos no panda-vermelho (Ailurus fulgens), conhecido em alguns lugares como panda-ruivo, podemos inicialmente pensar que se trata de uma variedade de panda, semelhante ao panda gigante da China, mas vermelho.


O habitat do panda-vermelho encontra-se em áreas florestadas do sudeste asiático. Especificamente, este animal vive em regiões dos Himalaias, Butão, sul do Tibete, província de Yunnan na China e nordeste da Índia.


As áreas habitadas pelo panda-vermelho têm um clima temperado, com uma temperatura média de 10-25°C e uma altitude de 1800-4800 metros acima do nível do mar. O panda-vermelho está intimamente associado às florestas de montanha, com a presença de árvores como o carvalho e o abeto (coníferas) e o denso mato de bambu, que são indispensáveis para a sobrevivência da espécie. Requerem também a presença de água, razão pela qual se mantêm geralmente perto dela, a uma distância de 100 a 200 metros. Preferem ficar em áreas da floresta com declives relativamente suaves, onde as plantas de bambu prosperam.


O panda vermelho come ervas suculentas, frutas, bolotas bambus e fungos. Além disso, em menor escala pode incluir ovos de aves, pequenos roedores, pequenos pássaros e insetos, sendo por isso um verdadeiro onívoro. No entanto, a sua dieta é pobre em calorias, que deve compensar consumindo quantidades suficientes de bambu de alta qualidade, que não digere facilmente, com exceção do tronco, que é a parte da planta que melhor consegue digerir.


O panda-vermelho é uma espécie com hábitos solitários e arborícolas que só tende a interagir com outros da sua espécie durante a época de acasalamento.

É um excelente alpinista, razão pela qual o panda-vermelho vive em árvores e também se alimenta de frutos. São suficientemente ágeis para caminhar sobre galhos de árvores, nos quais estabelecem áreas de repouso. Movem-se de forma bastante flexível enquanto se movimentam entre galhos, e para isso dependem das suas caudas. Além disso, o panda-vermelho é sedentário, passando o dia principalmente dormindo e comendo.


O panda-vermelho é uma das espécies animais mais ameaçadas do mundo. As principais ameaças para a espécie são a destruição e fragmentação do habitat, a caça pela sua pele e o comércio ilegal de indivíduos para venda como animais de estimação. As alterações climáticas são outro fator agravante para as suas populações, uma vez que este animal é extremamente sensível a temperaturas elevadas.

Peso: 60 kg
Tamanho: 1,20 m de altura
Alimentação: Frutas, bagas, sementes, néctar de algumas flores, mel e alguns
vegetais como as folhas de palmeira

Apesar das espécies de urso extremamente conhecidas que já citamos anteriormente, existem algumas outras que não são tão conhecidas assim, mas possuem o mesmo grau de importância no funcionamento e na composição da nossa fauna, como é o caso do urso malaio.O urso malaio é outra espécie de urso que vive longe do Brasil e consequentemente é bem menos conhecido, já que não aparece muito na mídia por aqui, apenas na Ásia.Esse urso pode ser encontrado em florestas tropicais, mais especificamente da parte sudeste do continente asiático até as ilhas de Bornéu e Sumatra, ambas localizadas na Indonésia; logo, é um urso com distribuição geográfica um pouco maior, mas ainda assim não sai da Ásia.

Quando comparado com outras espécies de ursos (até mesmo com a do urso panda) ele pode ser considerado um urso de porte pequeno. Talvez o menor dos ursos.Uma característica muito interessante desse urso é que ele possui o corpo todo preto, mas o focinho é marrom e ele possui uma espécie de “colar” também marrom em volta do pescoço, o que dá um grande destaque no pelo preto. A parte triste é que, assim como com outras espécies de ursos, esse animal está classificado na categoria VU (vulnerable – vulnerável) de acordo com a Lista Vermelha da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), o que significa que se nada for feito logo essa espécie estará extinta em ambiente natural e poderá existir apenas em cativeiro.


Isso possui uma explicação: houve uma redução de mais de 30% dos exemplares da espécie nos últimos 30 anos, o que acabou resultando no desaparecimento dos exemplares ao longo do tempo e na consequente ameaça de extinção.


Além de tudo isso, podemos também dizer que algo interessante sobre esse urso é que ele não hiberna, já que vive em regiões tropicais e por isso não passa por épocas de temperaturas muito baixas, por esse motivo essa espécie pode ser conhecida como “urso do sol”. Apesar de parecerem fofos, os ursos malaios podem se tornar bem agressivos e ferozes na floresta, principalmente na hora da caça. Em cativeiro eles costumam ser extremamente dóceis e muito sociáveis, o que é algo muito interessante, já que existe uma grande diferença de comportamento. Além de tudo isso podemos dizer que esse urso pode possuir um ritual de acasalamento mais simples do que o do urso panda, já que a maturidade sexual das fêmeas chega aos 3 anos e o período de gestação dura entre 95 e 174 dias, o que dá uma maior esperança para o desenvolvimento da espécie. Por fim, é possível também concluir que apesar de toda essa facilidade de reprodução o urso malaio já foi muito mais presente no mundo, já que ele já viveu até mesmo em áreas como o Myanmar. Atualmente, sua distribuição geográfica é bem menor justamente por conta da ameaça de extinção da espécie.

Peso: 150 a 200 kg
Tamanho: 1,40 a 1,90 m de altura
Alimentação: Principalmente formigas e térmitas, mas também se alimenta de mel, ovos, pássaros, plantas, tubérculos, frutos e carne

Podemos dizer que o nome popular “urso beiçudo” é no mínimo curioso e extremamente interessante, principalmente porque é o nome mais diferente que vimos entre todas as espécies dessa lista. Apesar disso, podemos dizer que existe sim um motivo para que esse urso seja chamado dessa forma: o seu beiço. Olhando o nome em um primeiro momento é normal imaginamos que esse animal possui um beiço grande, e é exatamente essa a realidade, sendo exatamente por isso que ele é conhecido dessa maneira.

Assim, é possível perceber por que o nome popular é tão mutável enquanto o nome científico não é. Esse animal possui apenas um nome científico (Melursus ursinus), mas ele possui diversos nomes populares que variam de acordo com a cultura e até mesmo com o idioma dos países, e esse com certeza é o mais curioso e descritivo de todos.

Além de ter o beiço grande que originou o seu nome popular, o urso beiçudo também é um animal que possui um porte corporal grande; isso porque ele pode chegar a pesar até 190 quilos e também chega a medir pouco menos de 2 metros de altura, ficando mais ou menos com 1,8 metros de altura na fase adulta.

Essa espécie pode ser encontrada na Índia, no Nepal, no Sri Lanka e também no Butão, países diferentes das outras espécies de urso, o que faz com que ele quase não tenha contato com outros ursos em seu habitat natural, o que acaba influenciando também em seus hábitos do dia a dia e sua forma de agir.


Atualmente, essa espécie de urso encontra-se classificada na natureza na categoria VU (vulnerável) de acordo com a Lista Vermelha da IUCN, ou seja, ele encontra-se classificado na mesma situação da maioria dos outros ursos, o que é extremamente triste. Mais uma vez, a culpa dessa classificação é do ser humano, que colocou esse urso em uma situação de risco de extinção por conta da caça desenfreada que existe com esse animal, fazendo a taxa de mortalidade ser maior do que a taxa de natalidade.


Tudo isso faz com que a Ásia precise criar leis mais rígidas para preservação das espécies, já que é óbvio que as leis existentes atualmente não estão fazendo nenhum efeito e estão fazendo com que os animais desapareçam cada vez mais rápido

Peso: 300 a 600 kg
Tamanho: 2,40 a 2,60 m de altura
Alimentação: Focas, belugas, durante o verão também caçam renas e caribus, ou ate aves e ovos

O urso polar é um animal extremamente conhecido em todo o mundo por conta de sua aparência fofa e mística, sendo até mesmo marca registrada da Coca Cola, que utiliza a imagem do urso principalmente em ações de Natal, por exemplo, já que ele remete à neve e ao Polo Norte.


Esse animal pode ser encontrado em regiões extremamente frias, ou seja, as regiões do Ártico. Assim podemos dizer que ele pode ser encontrado no Alasca, no Canadá (mais ao norte do país, nas regiões mais frias), na Sibéria, na Groenlândia e também na Europa (mais uma vez no extremo norte, onde as temperaturas são muito mais baixas).

Uma curiosidade interessante sobre o urso polar é que ele é a única espécie de urso que é biologicamente adaptada à vida marinha, ou seja, é o único urso que consegue viver na água, mesmo que ela seja extremamente gelada, já que ele vive em locais completamente extremos e inóspitos.

Além de tudo isso, uma outra adaptação que esse urso possui com certeza é o seu pelo. Por viver em regiões muito frias, ele precisa ter os pelos bem adaptados para conseguir se proteger das temperaturas muito baixas. Por esse motivo, os pelos do urso polar são bem longos, grossos e oleosos, o que faz com que ele não absorva tanto a água gelada e se proteja muito bem do frio.


O urso polar também nada muito bem, o que ajuda muito na hora de pegar peixes e se manter ativo para esquentar o corpo, mesmo que a água esteja bem gelada; já que essa espécie está acostumada com esse clima negativo.


Porém, engana-se quem pensa que os pelos são a única característica adaptativa desse animal. Além dos pelos grossos e longos, o urso polar também possui uma camada de gordura bem grossa sob a sua pele, já que ela serve como uma proteção a mais e também isola termicamente o corpo do urso.


É um animal de grande porte, já que mede até 2,6 metros de altura e pode chegar a pesar 800 quilos, existem relatos de algumas espécies chegarem a pesar 1000 kg, comendo também quilos de alimento (como por exemplo peixes) todos os dias.


Assim, apesar de viver em ambientes muito frios, o urso polar está extremamente preparado e possui todas as características adaptativas necessárias para viver nessa situação, além de ser um animal extremamente interessante e curioso.

 

Peso: 120 a 300 kg
Tamanho: 2,00 a 3,00 m de altura
Alimentação: Mariposas, larvas, frutas silvestres, mel, pequenos roedores, grandes animais, como cervos e alces, e também peixes


O urso pardo é uma espécie muito maior e muito mais assustadora do que a do urso negro americano, já que ele consome muito mais alimento e também vive em locais mais inóspitos.


Essa espécie de urso pode ser encontrada em diversas localidades diferentes do mundo; isso porque ela está presente na Sibéria, no Alasca (assim como o urso negro americano), no México (mais especificamente na região norte), no Himalaia e na porção norte também da África. Dessa forma, podemos perceber que ele vive em contato com o urso negro americano (já que os dois vivem no Alasca) e que ele possui uma distribuição geográfica bem diversificada e alta capacidade de adaptação, já que por exemplo pode ser encontrado tanto no Alasca quanto na África.


O urso pardo pode chegar a medir mais de 3 metros de altura e pesar quase 300kg, sendo que tudo varia de acordo com o habitat e os hábitos que o animal possui nesse habitat.


Além disso, ele tem a capacidade de comer até 20kg de alimento em um único dia; e apesar de seu grande tamanho, o urso pardo pode atingir grandes velocidades (cerca de 50km/h) quando está correndo atrás de alguma presa.


Tudo isso explica de maneira bem clara o porquê de o urso pardo ser considerado tão assustador para as pessoas e também para os mais diversos animais, já que ele é um caçador nato e consegue pegar a sua presa na maioria das vezes.

Peso: 150 a 200 kg
Tamanho: 1,40 a 1,90 m de altura
Alimentação: Bagas, fruta, frutos secos, insetos, mel. Também costumam caçar mamíferos, incluindo gado

Essa é outra espécie de urso muito pouco conhecida no mundo, o que é algo extremamente normal, já que a fauna mundial é extremamente diversificada e muitos animais acabam ficando em menor destaque, o que explica por que o urso panda é tão famoso e o urso negro asiático não é conhecido. Em primeiro lugar, podemos dizer que essa é uma espécie de urso de porte
médio, já que ele pode chegar a medir 1,6 metros de altura e pode também chegar a pesar até 200 quilos, sendo também maior do que o urso panda, como muitos outros ursos são.

Esse urso vive no continente asiático, assim como muitas outras espécies que citamos aqui. Assim, esse urso pode ser encontrado desde o Afeganistão até o Vietnã, na porção nordeste da China, na porção sudeste da Rússia e também em Taiwan.

Assim, esse animal possui uma distribuição geográfica mediana, já que ele pode ser encontrado em diversos países, mas todos esses países pertencem ao mesmo continente, a Ásia, e por isso não existe uma grande variabilidade do animal com relação ao seu habitat. Além de tudo isso, podemos dizer também que o urso negro asiático também pode ser chamado de urso negro himalaio ou urso lua, e ele é facilmente reconhecido pois possui o pelo todo preto, com exceção de uma mancha branca em formato de V que o animal possui no peito.


Algo muito interessante é que esse animal foi fotografado ainda esse ano entre a fronteira da Coreia do Sul e do Norte, o que mostra que essa espécie também está presente nesses países, tendo uma distribuição geográfica bem interessante.

Infelizmente, esse animal também está ameaçado de extinção. Isso porque é extremamente comum na Ásia consumir a bile de ursos, já que ela é conhecida por ser rica em nutrientes e muito benéfica para o corpo. Assim, isso acaba fazendo com que os ursos sejam muito caçados.


Apesar de seu grande tamanho e robustez, o urso-negro é muito ágil e preciso quando caça, podendo também escalar as altas árvores das florestas onde habita na América do Norte para escapar de possíveis ameaças ou para descansar tranquilamente.


O urso negro asiático encontra-se classificado na categoria VU (vulnerável) de acordo com a Lista Vermelha da IUCN, e por isso se nada for feito muito provavelmente ele irá sumir da natureza em pouco tempo, e a espécie acabará sendo criada apenas em cativeiro, o que significa uma extinção completa em um futuro próximo, já que a taxa de mortalidade é maior do que a taxa de natalidade.

Peso: 120 a 170 kg
Tamanho: 1,40 a 1,90 m de altura
Alimentação: Vegetais como raízes, bulbos ou flores, além do bambu, que é o alimento que mais consomem, cerca de 20 kg por dia


Este é um urso que apesar de estar muito longe de nós, possui uma fama maior do que a do urso polar e é muito representado em diversas mídias em todo o mundo, tendo grande destaque também na cultura oriental. O urso panda está localizado na China, mais especificamente nas áreas de florestas da região centro-sul do país. Assim, a China é o único país do mundo onde esse animal pode ser encontrado, e por isso a situação é bem preocupante, já que não há variabilidade de espécies e nem uma maior distribuição geográfica, resultando em poucos exemplares do animal no mundo.


Os espécimes de panda-gigante podem pesar mais de 150 quilos, sendo os machos maiores do que as fêmeas. A altura pode chegar a quase dois metros, embora geralmente tenham entre 1,4 e 1,8 metro de comprimento. A altura na cernelha é de cerca de 90-100 centímetros. Desta forma, ao descrever o urso-panda, podemos dizer que são ursos bastante corpulentos, com uma aparência robusta e arredondada. Uma característica especial é que possuem um “sexto dedo” nos membros anteriores, mais longo que os posteriores e que se assemelha ao polegar humano, permitindo-lhe agarrar e segurar objetos, além de trepar em árvores. Não se trata realmente de um dedo articulado, mas sim de uma extensão do osso do pulso. O urso-panda é um animal que realiza sua atividade diária em dois momentos, ao nascer e ao pôr-do-sol. O resto de seu dia é bastante sedentário, e ele se limita apenas a comer e se esconder nos bosques onde vive.


Pode passar entre 12 e 14 horas por dia apenas comendo, gastando ainda mais tempo nessa tarefa do que gasta dormindo. Por viver em áreas de clima subtropical, o urso-panda não hiberna como os outros ursos, por exemplo, o urso-pardo, embora se adapte ao clima de acordo com a época do ano. Além disso, como não hiberna, ele precisa migrar para áreas menos frias para se alimentar, uma vez que os brotos e as plantas das quais ele se alimenta desaparecem com a geada e a neve. O urso-panda costuma ser solitário e independente, embora estabeleça relações com seus semelhantes, sendo bastante amigável desde que
um não se intrometa no território do outro.

Em relação ao território, o urso-panda marca a área que considera sua com arranhões na casca das árvores, com urina e também com fezes, para que quando outro panda vir ou cheirar esses sinais, possa ser alertado e sair daquele território para evitar confrontos. Podemos dizer que a situação é preocupante pois esse é o único habitat natural dessa espécie e ele está sendo caçado em excesso há muito tempo, o que faz com que apenas cerca de 2000 pandas ainda existam na natureza, enquanto 100 são criados em cativeiro.


Esses pandas criados em cativeiro estão lá justamente com a intenção de preservar a espécie, mas a situação é realmente preocupante e se nada for feito muito provavelmente o panda será um dos próximos animais a serem extintos em nosso planeta.

 

Peso: 100 a 200 kg
Tamanho: 1,80 m de altura
Alimentação: Palmeiras, cactos e bulbos de orquídea


Apesar de não ser muito conhecida, essa espécie chamada popularmente de “urso de óculos” é muito carismática e interessante, sendo que tudo já começa pelo nome do animal.

O urso de óculos possui o pelo completamente preto, mas na área dos olhos ele possui dois contornos marrons em volta dos olhos, o que faz parecer que ele está realmente usando um óculos. Assim, ele começou a ser chamado dessa forma e atualmente o seu nome popular é exatamente esse, remetendo a sua aparência extremamente interessante. Considerado um urso pequeno, mas ainda assim maior do que o urso panda e urso malaio, já que ele pode chegar a medir 1,8 metros de altura e pesar até 150 quilos.


Essa espécie pode ser encontrada em diversos locais da América do Sul, mais especificamente no Equador, no Peru, na Bolívia, na Colômbia, na Venezuela e assim na Cordilheira dos Andes, tendo consequentemente uma distribuição geográfica bem abrangente. Os ursos de óculos vivem em uma ampla variedade de ecossistemas localizados ao longo dos Andes tropicais. Eles podem viver a uma altura de até 4.750 metros acima do nível do mar e não costumam descer abaixo de 200 metros. A grande variedade de habitats inclui florestas tropicais secas, planícies úmidas, florestas tropicais úmidas, arbustos secos e úmidos e pastagens de alta altitude.


A triste notícia é que o urso de óculos também é uma espécie que está ameaçada de extinção, já que ele está classificado como VU (vulnerable – vulnerável) de acordo com a Lista Vermelha da IUCN. Atualmente existem entre 2.500 a 10.000 Urso de Óculos pelo mundo.


É uma espécie conhecida como grande alvo de caçadores, tanto por conta da sua pelagem que é vendida no mercado ilegal quanto por conta da raridade desse animal, o que atrai ainda mais caçadores.

 

Peso: 150 a 300 kg
Tamanho: 1,40 a 2,00 m de altura
Alimentação: Roedores, veados, trutas, salmão, caranguejos e até mel em árvores grandes


Essa espécie é conhecida popularmente como Urso Negro Americano. Podemos dizer que ela habita diversos países do continente americano, como por exemplo o México, o Canadá e os Estados Unidos.

Quanto a sua localização nesses países, esse urso pode ser encontrado até mesmo no Alasca quando levamos em consideração os Estados Unidos, o que significa que sua distribuição geográfica é bem ampla e ele é um animal que está bastante acostumado a se adaptar a novos ambientes.


O urso negro americano hiberna mais da metade do ano (mais ou menos 7 meses) e também não consegue escalar para subir em árvores. O mais interessante é que ele come mais ou menos 1,5kg de alimento todos os dias para guardar bastante gordura no momento de hibernar. Além disso, podemos dizer que ele é um urso de porte grande: possui até 1,8 metros de altura e pode pesar entre 40 e 300 quilos dependendo da idade, do sexo e até mesmo do seu habitat.


Porém, a triste notícia é que essa espécie também sofre muito com a ação do ser humano: esse urso é extremamente caçado, principalmente porque nos Estados Unidos a cultura da caça é um fator cultural muito forte entre a população. Assim, cerca de 40.000 ursos negros americanos são caçados todos os anos por caçadores que praticam caças ilegais, já que a carne e a pele do urso são vendidas no mercado ilegal, principalmente para a fabricação de roupas de grife e marcas que são vendidas a preços muito altos. Apesar disso, podemos dizer que nos dias de hoje o urso negro americano ainda não se encontra ameaçado de extinção de acordo com a Lista Vermelha da IUCN para preservação das espécies, já que ele é a espécie mais número existente atualmente, o que acaba fazendo com que sua extinção seja evitada. Mesmo assim, é preciso que leis mais rígidas sejam criadas, já que a tendência é sim que esse urso entre em extinção com o passar do tempo, já que os animais não se reproduzem na mesma velocidade da caça.

Novos negócios